CLIQUE AQUI PARA COLOCAR ESTE BLOG AOS SEUS FAVORITOS!

quinta-feira, 24 de junho de 2010

Momento da Informação Cj Leonardo Terra (24 de junho de 2010)

10 Passos importantes para iniciar um capítulo da JCI:

JCI - Visão Empresarial/Empreendedora.

1. Persistência, Coragem, dinamismo, espírito de servir e visão estratégica:

Comportamentos e Atitudes fundamentais para implementar a fundação de um capítulo de Jovens Líderes e Empreendedores, a JCI.
Profissionalismo é o norteador...
Iniciar um capítulo pode se fazer à comparação com iniciar uma empresa, um negócio, só um pouco mais difícil, em vez de contratar colaboradores, a organização precisa de voluntários, o restante do processo é bem parecido. Ambas têm que fazer o estudo de viabilidade, plano de marketing, definir as metas de curto, médio e longo prazo, prever os riscos, analisar as fortalezas, as ameaças, as fraquezas, as oportunidades, fechar parcerias estratégicas, definir o público alvo, definir o processo de recrutamento, perfil dos encontros, deixar pronto o PE - Planejamento Estratégico...enfim é um negócio, abrir uma franquia chamada JCI.
Obs.: tudo o que é importante tem que estar escrito, no papel ( 60% a mais de probabilidade de acontecer )

2. Estruturar uma equipe inicial de 6 pessoas e afinar a linguagem:

Para iniciar as atividades de um capítulo é definir os primeiros passos, a sugestão é começar com um equipe pequena para definir todas as estratégias, 6 pessoas seria o ideal. Realizar o PE dos primeiros 3 anos. As pessoas que vão iniciar tem que fazer um acordo de cavalheiros entre elas e permanecer no mínimo 3 anos na organização para poder dar uma boa sustentação e provavelmente serão os presidentes do capítulo nos próximos anos. Se preparar para financiar as despesas iniciais, conseguir patrocinadores chaves ajuda.

3. Buscar parcerias - alianças estratégicas:

Independente do tamanho da cidade é importante fechar parcerias com outras entidades/ instituições para ganhar espaço e visibilidade, começar a colocar a “ cara da JCI ” na comunidade, isso irá despertar a curiosidade das pessoas e conseqüentemente conquistar espaços.
Defina uns 3 mentores da JCI no Brasil para se aconselharem a todo momento, como também trocar figurinhas com outros capítulos para não cometer erros graves e atingir o objetivo focado mais rápido.

4. Desenvolva um canal de comunicação:

Crie um site ( link gratuito da sede mundial - www.jci.cc/portoalegre ).
Serve para a comunidade saber das notícias da organização, como pesquisar informações, gerar boletins padrão...nosso foco é pessoas da geração “y”.

5. Recrutamento:

Comece a recrutar com um sistema seleção pré-definido, com o perfil “desejado”. As 6 primeiras pessoas (equipe executiva provisória) tem que indicar mais 5 pessoas cada um com o perfil para a organização, as pessoas tem que ter o perfil para agregar. Faça de forma de apadrinhamento, votação com base no curriculum de cada candidato ou permite participar de uns 2 meses da JCI e depois realize uma sabatina com essas pessoas e após cada um faz sua defesa junto a plenária porque quer permanecer na JCI, seleção criteriosa mesmo para ser um júnior, com isso valoriza a organização. Sugestão se for cidade pequena pode convidar o Vice-presidente nacional designado para o capítulo para fazer a seleção. Procure não escolher profissionais da mesma área, diversificando, isso é poder intelectual para a organização, pessoas das mais diversas áreas, ligados a entidades, instituições, imprensa. Importante é ter uns 50% de Empresários / empreendedores. Pode ser estratégico fazer visitar da equipe para convidar essas pessoas individualmente.

6. Encontros Semanais – Plenárias;

Os encontros...semanal, quinzenal ou mensal tem que ter um profissionalismo e deve ser o ponto alto da organização, tem que ser show, desenvolvendo trabalhos que agreguem alguma coisa na vida de cada um, deixar aquele “gostinho de quero mais”. Se fizer isso irá cativar os membros. Um encontro mal planejado pode afundar uma organização no início do processo, desmotivando assim os membros. Traga novidades da organização JCI em todos os encontros, desenvolva uma pauta bem criativa e dinâmica. Quem irá coordenar os trabalhos tem que ter Liderança e dominar técnicas de condução de reuniões, isso é fundamental para gerenciar todo o processo em um encontro.

Defina um local definitivo para os encontros, com isso dá referência (realize uma aliança estratégica com algum hotel ou associação comercial). Crie momentos mágicos.

7. Gestão focada em Crescimento, Divulgação e Capacitação.

Gerir um capítulo é como liderar uma empresa mesmo, tem que estar preocupado com todas as áreas de atuação, jamais de deixar de lado o crescimento, tem que ser constante, fazer uns 4 momentos durante o ano.
Comunicar todas as ações na imprensa e para a rede de contatos, a internet pode ajudar neste ponto.
Capacitação de qualidade e constantemente a todos os membros da executiva e também nos encontros semanais. (o curso ADM e Achieve é estratégico a todos os gestores)
Defina as prioridades e avalie constantemente.

8. Tenha material gráfico da organização e alguns projetos estratégicos.

Detalhe importante, os gestores têm que ter sempre junto no seu dia a dia um cartão de visita dentro da identidade corporativa da organização, como também folder da organização.
Defina poucos projetos e de impacto junto à sociedade, procurar envolver todos no processo. Defina um projeto para cada pilar da JCI ou foque em um ou dois pilares, muitos já estão elaborados pela JCI Brasil, basta adaptar e ir para a ação. (baixar material através do site nacional ou mundial). Projeto é o que dá vida, razão de existir a organização.

9. Líder formar novos Líderes

O principal papel de um gestor da JCI é formar novos líderes para continuar o processo da organização, como fazer isso:
 Incentivar os membros a participar dos treinamentos da JCI;
 Incentivar os membros coordenar projetos;
 Incentivar a leitura;
 Incentivar a ampliação de sua rede de contatos na comunidade;
 Deixar outros membros da executiva para coordenar os encontros semanais, fazendo o acompanhamento;
 Incentivar a participação nos eventos da organização.

10. Dicas Finais...

 Ouse;
 Divirta-se com todo o processo;
 Faça amigos;
 Mantenha o equilíbrio entre a vida pessoal, profissional e juniorística (se conseguir favor me avisar);
 Desafie-se;
 Conheça tudo sobre a organização JCI, “troque figurinhas” com outros capítulos no Brasil e no mundo;
 Acredite no teu potencial;
 Criatividade em todo o momento, pense como posso fazer a atividade de forma diferente, mas inovadora a todo o momento;
 Pense, pense, mas não esqueça... “ somente na ação, pode o verbo fazer-se carne ” resumiu assim a nossa carta de princípio da JCI – o seu autor – Willian Brownfield;
 Deixe seu legado em sua comunidade;
 Disciplina;
 Atitude;
 Be Better!

Estou a disposição para servir os capítulos, as pessoas que querem fundar uma organização JCI.

Entre em contato para um “bate papo”:
Skype: laurizen12
Msn: vpzen@hotmail.com

Abraços

Lauri Zen
Instrutor CNT
Mais de 10 anos de organização
Coordenador da reativação da JCI Porto Alegre e Presidente 2007 e eleito VPE Individual JCI Brasil 2008
laurizen@gmail.com
www.jci.cc/portoalegre
http://laurizen.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário