CLIQUE AQUI PARA COLOCAR ESTE BLOG AOS SEUS FAVORITOS!

sexta-feira, 5 de março de 2010

História da JCI Mundial


ORIGEM DA JCI


A origem da JCI vem de uma data muito remota, como a do ano de 1910 na cidade de St. Louis, Missouri, nos Estados Unidos da América. Um jovem de nome Henry Giessenbier e seus amigos fundaram o “Herculaneum Dance Club” com o principal objetivo de preservar os estilos conservadores de baile. Cinco anos depois, em 1915, o Coronel H. N. Morgan, que era um proeminente cidadão de St. Louis, inspirou aos membros do Clube de Baile a desempenhar um papel mais ativo nas questões de natureza cívica. Giessenbier e outros 32 jovens formavam a “Young Men's Progressive Civic Association” - YMPCA - (Associação Cívica de Jovens Progressistas) em 13 de outubro de 1915. Em menos de cinco meses a organização cresceu até 750 membros.



O NASCIMENTO DA JCI



No ano seguinte, 1916, produziu-se outra mudança de nome, quando a YMPCA se converteu em “Junior Citizens“, comumente chamada de “JCs”.
EXPANSÃO INTERNACIONAL
A história internacional da Organização Júnior começou em 1923, quando a “Winnipeg Board of Trade” (Junta de Comércio de Winnipeg) converteu-se na primeira Câmara Júnior fora dos Estados Unidos. Em 1928, a idéia de um organismo Internacional cruzou o Atlântico e chegou à Inglaterra.Durante os Jogos Olímpicos de 1932, em Los Angeles, a JCI dos Estados Unidos entrou em contato com 42 nações com a idéia de formar um Conselho Executivo Internacional da Câmara Júnior de Comércio. Quando 26 países responderam favoravelmente, organizou-se o Conselho Executivo internacional. Este Conselho esteve em vigor por muito pouco tempo e deixou de existir em 1935. No entanto, a idéia não morreu.Cinco anos mais tarde a JCI dos Estados Unidos aprovou uma resolução respaldando o programa para favorecer os interesses mútuos entre os países da América Central e América do Sul. Isto conduziu ao estabelecimento de Câmaras Júnior na Cidade do México, Guatemala, El Salvador, Honduras, Nicarágua, Costa Rica e Panamá em 1943. A realização de Jaycees International estava a caminho. Em 1944, a primeira conferência interamericana foi celebrada na cidade do México. Raul Garcia Vidal, do México, foi seu primeiro presidente eleito. Os países que formaram a JCI em 1944 foram: Costa Rica, El Salvador, Estados Unidos, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua e Panamá. A Organização Júnior continua mudando segundo o tempo passa. De um pequeno começo em St. Louis, o espírito e os objetivos da JCI chegam hoje a quase todas as nações do mundo livre.



UMA ORGANIZAÇÃO DE LÍDERES



A JCI é uma associação mundial de pessoas jovens de dezoito a quarenta anos de idade, que buscam no aprimoramento individual as bases para o desenvolvimento de suas comunidades.A JCI não tem cor racial, religiosa ou política e tem sido definida como “uma organização educacional suplementar” na qual os jovens de uma comunidade podem associar-se dentro de um espírito de companheirismo e compreensão para desenvolver uma consciência cívica em seus membros, através de uma participação ativa em projetos construtivos que beneficiam a comunidade.A JCI se utiliza da energia e do entusiasmo dos jovens para desenvolver seu espírito de iniciativa e liderança defendendo a liberdade de empresa, os direitos do indivíduo, estimulando a fraternidade entre os homens e servindo a humanidade, sob a égide da liberdade e da democracia.A JCI congrega mais de 200.000 jovens em 110 países e territórios. As organizações locais (capítulos) estão espalhadas por mais de 6.000 comunidades.



COMO A JCI ESTÁ ORGANIZADA



A JCI é constituída de OLMs ou “capítulos” que são as Organizações Locais Membros. As OLMs obedecem à orientação de suas entidades nacionais, que são as Organizações Nacionais Membros (ONMs). Estas por sua vez, se subordinam à Junior Chamber International (JCI).Uma das características especiais da JCI é a renovação de valores. Nenhum dirigente pode ser reeleito para o mesmo cargo. Tal fato, aliado ao limite de idade de quarenta anos, impedem que grupos ou pessoas possam manter-se por longo tempo em postos chaves.Nas reuniões plenárias são usadas as normas parlamentares, assemelhando-se os trabalhos de uma assembléia legislativa. As sessões são dirigidas pelo presidente, auxiliado por membros do Conselho Diretor e obedecem a uma ordem do dia que além de períodos obrigatórios, contém outros variáveis, para manter o interesse permanente dos demais membros. Os programas discutidos e aprovados pelo plenário, são executados por comissões permanentes ou especialmente nomeadas.O treinamento de liderança é oferecido através de cursos de oratória efetiva, administração comercial, direção de reuniões, planificação de projetos, etc. Aos membros oferece-se oportunidade de adquirir experiência pessoal como diretores, oradores, dirigentes, como grupos de estudo, organizadores de campanhas, agentes de promoção de vendas. Todos estes campos oferecem inúmeras oportunidades às pessoas jovens para desenvolver sua personalidade, ampliar seus conhecimentos e aguçar sua inteligência. A JCI oferece a seus membros a experiência de tomar decisões e de usar seu próprio critério. Os juniores podem aprender através de erros, um luxo que raras vezes lhes é permitido em seus negócios e profissões.



AS OPORTUNIDADES



A JCI pode ser qualificada como uma Organização de Oportunidades. As Oportunidades disponíveis na JCI são tão numerosos que poderia ser necessário empregar uma vida inteira para aproveitá-las todas. A maioria dos membros selecionam aquelas que convém às suas necessidades particulares e as aproveitam ao máximo.



AS OPORTUNIDADES INDIVIDUAIS



As atividades da JCI têm por finalidade fomentar a superação pessoal dos membros e ajudá-los a aproveitar ao máximo seu potencial. A JCI lhes oferece numerosas oportunidades para desenvolver habilidades como dirigentes e coordenadores de projetos na comunidade e nas organizações locais e nacionais. Para dar aos membros os padrões mais elevados de capacitação, a JCI oferece também muitos programas, bem como certificação de seu Instituto de Capacitação Internacional. Ao contribuir para que os membros adquiram experiência em tomar decisões, a JCI contribui para o desenvolvimento dos futuros líderes da comunidade e do comércio.



AS OPORTUNIDADES DA COMUNIDADE



A JCI crê que seus membros são um investimento no bem estar presente e futuro de suas comunidades. Os membros da JCI estão de pleno acordo e respaldam princípio de " pensarlocalmente e agir globalmente". Os membros e patrocinadores sabem que a ajuda que dão a suas comunidades repercute na cidade, no estado, na região; que os projetos regionais beneficiam a todo o país; e que o trabalho que se realiza em um país pode repercutir em todo o mundo. Pondo em prática a última frase do Credo da JCI "Que servir à humanidade é a melhor obra de uma vida" -, os membros planejam e realizam cada ano dezenas de milhares de projetos em milhares de localidades, com o que impulsionam o progresso da sociedade.



AS OPORTUNIDADES DE NEGÓCIOS



A JCI oferece aos seus membros contatos, liderança e capacitação comercial pessoal, mediante inúmeros seminários e programas comerciais, objetivando a superação como jovens empresários e executivos de negócios. Os membros têm a oportunidade de certificar suas aptidões comerciais através da Academia Comercial da JCI, o primeiro programa mundial da JCI que funciona totalmente pela Internet. A JCI apóia ativamente o desenvolvimento comercial em todos os países como meio de diminuir a pobreza e o sofrimento da humanidade. Inspirada no slogan Empreendedores em Ação, a JCI estabeleceu o programa “Concurso de Melhor Plano Empresarial do Mundo”, através do qual se premia os concorrentes que apresentarem os melhores planos para o estabelecimento de uma nova empresa ou atividade social que ajudem a obter mudanças positivas em duas categorias: "Comercial" para planos que visam lucro e "Obra Social" para atividades sem fins lucrativos.



AS OPORTUNIDADES INTERNACIONAIS



Num mundo que se torna cada vez mais interdependente, os Juniores reconhecem a necessidade da paz, a tolerância e a colaboração internacional. A JCI oferece a seus membros numerosas oportunidades de compreender os assuntos mundiais e de tomar parte deles. Mediante conferências internacionais, academias, programas, relações de Capítulos Irmãos e intercâmbios comerciais, a JCI ajuda que seus membros promovam a boa vontade e compreendam melhor os desafios globais do amanhã.



ATIVIDADES INTERNACIONAIS



Os membros de todo o mundo se reúnem durante o ano em várias reuniões em diversos continentes. Em cada reunião, cúpula, academia, conferência de área e congresso mundial, a JCI oferece um ambiente aberto para a deliberação e o debate, onde se tomam decisões, se revisa o progresso alcançado, se abrem novas portas para oportunidades, se compartilham experiências e êxitos, e se realizam programas de capacitação. Além disso, estas reuniões são uma celebração de compreensão mundial e amizade internacional.O 64º Congresso Mundial da JCI se realizará em Hammamet, na Tunisia, de 16 a 21 de novembro de 2009. Durante o Congresso Mundial realiza-se a cerimônia do programa Jovens Destacados do Mundo (TOYP), em que se homenageia a cada ano dez pessoas jovens do mundo que tenham se destacado em diversas áreas de atuação. Além do Congresso Mundial, a JCI organiza anualmente quatro conferências continentais para discutir assuntos da organização e temas mundiais e oferecer seminários de comércio e capacitação. Em 2009 estas conferências realizar-se-ão em Yamoussoukro - Cote d'Ivoire / San Juan - Porto Rico / Ouagadugu - Burkina Faso / Nagano - Japão / Budapeste - Hungria / Busan - Coréia.A JCI é uma organização não governamental (ONG) com participação ativa no sistema das Nações Unidas e várias agências da ONU como UNICEF, UNESCO e UNCTAD. A JCI tem acordos de cooperação com a Câmara Internacional de Comércio (CIC), a Associação Internacional de Estudantes de Economia e Administração (AIESEC), a Organização Pan-Americana da Saúde (OPS), a Organização Mundial da Saúde (OMS), a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), Global Compact e a Fundação Interamericana.



DADOS ATUAIS



A Junior Chamber International está presente nos 5 continentes e possui mais de 470.000 membros afiliados em cerca de 6.000 localidades de 115 países e territórios. A JCI Brasil encontra-se hoje no patamar de 2º maior JCI das Américas, ficando atrás apenas dos Estados Unidos da América, berço desta organização.



SEDE MUNDIAL



A Sede Mundial, estabelecida em 1951, esteve situada em Coral Gables, Flórida, EUA, de 1969 até março de 2002, quando foi transferida para St. Louis, Missouri, EUA, mesma cidade onde a JCI foi fundada em 1918. Uma equipe de profissionais oferece serviços em quatro idiomas. Seu principal funcionário administrativo é o secretário geral, o brasileiro Edson Kodama.
SEDE NACIONAL
A Sede Nacional, que antigamente fora itinerante, esteve, posteriormente, durante anos estabelecida na cidade de Cascavel-PR, quando no ano de 2006 foi transferida para Curitiba-PR e ali permanecendo ate os dias de hoje, sendo que, em 2009, após acordo firmado com a FIEP-Federação das Industrias do Estado do Paraná foi transferida para as dependências do CIETEP-Centro Integrado dos Empresários e Trabalhadores do Estado do Paraná. Hoje a Sede Nacional da JCI Brasil conta com dois funcionários contratados sendo um Auxiliar Administrativo e o Secretário Geral.
Fonte: http://www.jci.org.br/